sábado, 25 de fevereiro de 2012

Enchente no Acre: Plano Geral






Foto-pessoas tentando fugir da enchente em Rio Branco

O Nível do Rio Acre atingiu 17,60 m neste sábado (25),  ficando 3,60 m acima da cota de transbordamento, que é 14m. 
A cheia  dos Rios  Acre, Purus, Iaco e Envira,  já atinge mais de 65 mil pessoas em 11 cidades: Assis Brasil, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano, Sena Madureira, Feijó e a capital Rio Branco.
Em Sena Madureira,o rio Iaco atingiu o nível de 17,94m, na manhã de sábado (25).   12 bairros estão alagados e  870 famílias desabrigadas. A água atingiu a casa do prefeito Nilson Areal e a Secretaria de Saúde.
O município de Xapuri ( terra de Chico Mendes), está enfrentando a maior enchente do Rio Acre desde o ano de 1978. Até o momento, 1.080 pessoas foram afetadas pela inundação.
No total 16.798 pessoas alojadas em abrigos públicos, 5.551 somente na capital Rio Branco. 

Foto Bairro Taquari, Rio Branco-Ac

 15 escolas foram atingidas pelas águas, totalizando 3.351 alunos sem aulas. Em Cruzeiro do Sul, a escola estadual Quirino Nobre, enfrenta um desbarrancamento por causa das fortes chuvas e pode desabar. A escola  está situada em uma área de risco. Uma mureta de contenção foi construída, mas, não impediu que a força da água levasse parte do morro.
 Os serviços postais estão interrompidos no Acre desde sexta-feira (24). A água atinge também a Rodoviária de Rio Branco (Foto Ricardo Torres)
Foto Rodoviária de Rio Branco

A prestação de socorro está sendo feita com a ajuda do Exército, Aeronáutica, Força Nacional, servidores públicos e voluntários que ajudam na retirada de famílias das regiões alagadas. Três aeronaves (um avião Hércules da FAB e dois helicópteros) percorrem os municípios levando mantimentos e remédios, uma vez que o helicóptero João Donato, de propriedade do governo do estado está fora do Acre, em manutenção. 
O  Navio-Patrulha Fluvial Roraima também está a caminho do Acre. Ele partiu de Manaus-AM no dia  23,  com 63 militares para  auxiliar famílias isoladas e deve chegar à Rio Branco  no dia 04 de março. O Roraima, também deverá suprir a falta do navio-hospital, adquirido pelo governo do Acre, na gestão Orleir Cameli e cedido para a Marinha do Brasil, na administração Jorge Viana (PT).

O  ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, acompanhado do chefe da Defesa Civil Nacional, Armin Braun  
visitou o estado na sexta-feira e anunciou a liberação de R$ 5 milhões ( valor igual ao investido pelo governo do Acre, na realização do carnaval de Rio Branco), para a compra de alimentos, água potável, produtos de higiene e limpeza.

Tragédias da Enchente:
-Moradores do Bairro Seis de Agosto, localizado no Segundo Distrito da capital, entraram em confronto com o Bope na noite de 22/02, após interditarem a Ponte que dá acesso à avenida Amadeo Barbosa, onde se realizava o carnaval de rua. O protesto foi motivado pelo corte de energia elétrica nos bairros atingidos pelas águas. Diversos moradores saíram feridos pelas balas de borracha e bombas "de efeito moral", usadas  pela polícia.


- Na tarde desta sexta-feira, 24,  Alan Felipe de Souza Marinho (19), que trabalhava como voluntário entregando cestas básicas para os que resistem em ser deslocados para os abrigos, morreu eletrocutado por causa de uma religação clandestina no bairro 6 de Agosto.
Acidente atribuído pelo governador Tião Viana (PT), a uma "orquestração política".
À noite os moradores voltaram a interditar  a avenida Amadeu Barbosa . Desta vez, os moradores do Ramal da Judia reclamavam que também tiveram a energia elétrica desligada e o local não está alagado.



-Em Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, cidade inteiramente destruída pela enchente, uma casa desmoronou e a proprietária foi levada pela correnteza. O corpo não foi encontrado.

- Em Boca do Acre-AM a enchente atingiu o lixão onde são depositados resíduos hospitalares.Uma  sucuri de quase 5 metros, foi encontrada em uma rua alagada.
 Em Feijó, uma cobra de 2,20 m foi capturada quando passeava por uma rua tomada pelas águas.
 Na 06 de Agosto em Rio Branco, um Puraqué (peixe elétrico da Amazônia), medindo 1,5 m, foi encontrado nadando perto do telhado de uma casa.
..
Foto Feijó- Ac

Fotos:
Selmo Melo
Agência de Notícias
FM- Feijó
Cleriston Amorin




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário